Mundi Press
- Mundi Press

- 18 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2019
Por Philippos Leonidas
Quem são, onde estão, como vivem? Só hoje no Mundi Online.
O Mundi Press é o comitê mais tradicional do MOCS (Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG), estando presente desde sua primeira edição em 2011, ainda sob o nome de Agência de Comunicação (AC). A partir daí, foram implementados diversos novos núcleos no que antes se restringia a imprensa escrita, o El Bosquín. Dentre as novidades, na segunda edição se implementou o The World Voice, o jornal audiovisual da simulação; na quinta edição foi criada a Interpress, a revista da Mundi com notícias sobre os assuntos de cada comitê; na sexta edição se criou o Mundi Online, o núcleo responsável pelas mídias sociais e blog; e mais recentemente, na nona edição se consolidou o Mundi Cast, um podcast sobre o evento em geral.
É o núcleo mais antigo do comitê, presente desde a primeira edição do MOCS, em 2011. Consiste basicamente na essência do jornal impresso, com objetivo de informar por meio de notícias e reportagens diariamente, além de incluir os melhores spotteds e pérolas.
Em toda a edição são entregues duas versões dos jornais para todos os delegados, uma no segundo dia e outra no terceiro dia. Os diretores designados ficam responsáveis pela diagramação e correção de erros ortográficos, além de garantir a qualidade da produção.

O Mundi Cast é o núcleo responsável pela produção do podcast do MOCS. Esse é o mais recente do Mundi, sendo criado na oitava edição, mas consolidado somente na nona.
Nele, há delegados responsáveis por criar roteiros, gravação e corte final do podcast, onde há sempre a supervisão dos diretores. Além disso, também estão presentes clipes descontraídos, para manter o clima divertido da simulação.

O Mundi Online é responsável pela divulgação dos comitês durante a simulação através das mídias sociais e do blog.
No blog, é possível encontrar informações das antigas edições do MOCS e da Interpress (revista), os testes do Buzzfeed, reportagens sobre a simulação, entre outros. Já nas mídias sociais temos os spotteds, cantadas ou elogios anônimos de um participante para outros, as pérolas, que são frases engraçadas ditas durante os discursos dos delegados. O Mundi online também é responsável pela cobertura completa do evento pelo instagram.

É a revista anual do Mundi press, produzida em conjunto pelos diretores e duplas de delegados, ela é composta por reportagens relacionadas aos MOCS do ano em questão e à indústria jornalística no geral. A correção, formatação e diagramação do produto final é feita pelos diretores.

É o jornal audiovisual do Mundi Press, que é produzido diariamente durante a edição. É composto, principalmente, de reportagens e notícias sobre as discussões nos comitês e entrevistas. Sempre com alguns conteúdos com menos formalidades que buscam mostrar um lado mais descontraído da simulação, mantendo sempre o bom humor.
No núcleo, os delegados poderão desempenhar as funções de âncoras, responsáveis por guiar o jornal, apresentado seu conteúdo, e jornalistas que buscam informações para compor a matéria de maneira a torná-la detalhada e completa.

fia
Toda a cobertura fotográfica do evento é realizada por delegados do Mundi Press, esses devem possuir uma máquina fotográfica e conhecimentos básicos de fotografia. Os fotógrafos não fazem parte de nenhum núcleo específico, mas participam da produção de conteúdo de todo o Mundi Press.




Comentários